Tratamento

Tratamento

O processo de imunização, também chamado de preservação, tem como objetivo proteger a madeira da ação de agentes químicos, físicos e biológicos. A autoclave é um cilindro de aço, normalmente com 2,00m de diâmetro e até 25,00m de comprimento, capaz de suportar pressões de até 18kg/cm2, conectado a tubulações, bombas e tanques, dentro dos quais a madeira é submetida a um vácuo inicial. Esse processo retira o ar e a umidade das células da madeira. Em seguida, sem permitir a entrada de ar e com alta pressão, o líquido imunizante preenche todos os espaços vazios da autoclave e da própria madeira ("processo de Bethl"). Após este período de pressão, produz-se um vácuo final, que tem como objetivo retirar o excesso de líquido imunizante da madeira. Para melhor exemplificar todo o processo veja o esquema do tratamento ao lado.



Em seguida, sem permitir a entrada de ar e com alta pressão, o líquido imunizante preenche todos os espaços vazios da autoclave e da própria madeira ("processo de Bethl"). Após este período de pressão, produz-se um vácuo final, que tem como objetivo retirar o excesso de líquido imunizante da madeira. Para melhor exemplificar todo o processo veja o esquema do tratamento ao lado.

Passo 1

O processo de tratamento inicia com a aplicação de um vácuo inicial que abre os poros da madeira.

Passo 2

Automaticamente após a retirada do ar inicia-se a transferência do produto de tratamento do reservatório para a autoclave.

Passo 3

Terminada a transferência, aplica-se o produto na madeira por pressão devidamente aferida.

Passo 4

Após um vácuo final, que retira o excesso de produto, a madeira é retirada da autoclave devidamente tratada.