FAQ

Dúvidas Frequentes



O que é madeira tratada a pressão?

Madeira tratada a pressão é madeira submetida à impregnação com preservativos, que penetram nas camadas permeáveis da madeira protegendo-a contra a ação de agentes deterioradores por um longo período.

Como é feito o tratamento a pressão?

O tratamento a pressão é realizado em unidades industriais denominadas Usinas de Preservação de Madeiras (UPMs). Tais unidades possuem grandes cilindros horizontais, conectados à tubulações, bombas e tanques, dentro dos quais a madeira é submetida a um vácuo inicial (retirada do ar das células da madeira), pressão (introdução do preservativo nas camadas permeáveis) e vácuo final (remoção do excesso de produto das superfícies das peças).

Quando a madeira deve ser tratada a pressão?

A madeira deve ser tratada a pressão quando estiver sujeita a situações de agressividade biológica e/ou em situações de responsabilidade estrutural, como por exemplo: em contato com água do mar (imersa ou não), em contato com o solo, sujeita à fontes de umidade ou à situações de fortes intempéries. A madeira tratada a pressão é recomendada em quaisquer situações onde se queira obter maior durabilidade.

Como e contra o quê o tratamento protege a madeira?

Os elementos químicos do preservante penetram e se fixam nas paredes das células da madeira (fibras). A partir da fixação, a madeira fica imunizada contra a ação de fungos (apodrecimento), insetos (brocas e cupins) e alguns organismos marinhos (moluscos e crustáceos).

A madeira tratada a pressão é prejudicial ao meio ambiente?

Não, ao contrário: A madeira utilizada é cultivada em reflorestamentos de ciclo curto. Além disso, os produtos feitos com madeira preservada duram mais, reduzindo a demanda sobre florestas nativas. Por outro lado, os produtos de madeira preservada são mais confiáveis e duráveis que produtos alternativos que consomem muito mais energia no seu processo produtivo. O preservativo que utilizamos tem excelente fixação na madeira, não sendo lixiviado (lavado).




Há limitações de uso da madeira tratada a pressão em suportes de culturas vegetais ou projetos de jardinagem?

Não. A madeira tratada a pressão é um material perfeito para estacas de plantação de tomates, maças, uvas, maracujá, laranjas, bandejas de cultura de cogumelo ou flores, floreiras, móveis de jardins etc.

A madeira tratada a pressão causa algum dano à saúde humana?

Não. De acordo com o Instituto Americano de Preservadores de Madeira ( AWPI) e com a Agência Americana de Proteção Ambiental (EPA), estudos experimentais laboratoriais sobre o produto têm demonstrado que a madeira tratada não oferece riscos aos seres humanos. Mencionam também que estudos epidemiológicos conduzidos em Usinas de Preservação de Madeiras e em Carpintarias não indicaram incidência de riscos pela exposição à madeira tratada. A madeira tratada a pressão com preservante não deixa resíduos na sua superfície, não exala odores nem vapores.

A madeira tratada a pressão pode receber acabamento posterior?

A madeira tratada com o produto hidrossolúvel (base água) pode receber qualquer tipo de acabamento posterior. O acabamento ideal é proporcionado por produtos penetrantes não formadores de filmes ou películas e que também apresentam características hidrorrepelentes (repelentes à água ou umidade). O tipo de produto ideal para tais aplicações é o STAIN, pois além de apresentar todas essas características, oferece também a possibilidade de acabamento em cores semi-transparente, que imitam madeiras nobres, ou cores sólidas, além de filtro solar.